Mas, reitero, essa é a média que tenho visto, para sites relativamente simples, utilizando gerenciador de conteúdo com template pronto e adaptado para a identidade visual do cliente.
Outros fatores a serem levados em consideração são o prazo (quanto mais rápido, mais caro), a região de atuação do profissional (os valores são diferentes em cada região), nicho do site a ser desenvolvido, quantidade de conteúdo, horas necessárias para o desenvolvimento, recursos adicionais (SEO, manutenção) e principalmente o tempo de experiência/conhecimento do profissional, porque na verdade não existe “site simples”, o site só é simples para o profissional que passou horas-meses-anos estudando sobre todos os assuntos relacionados ao desenvolvimento do site, gastando com cursos, livros, apostilas, softwares necessários, etc.
Eu normalmente sou o profissional “pós-sobrinho”, sabe? Aquele que o cliente deu o projeto para o “sobrinho web designer” (leia-se, contratou um profissional que passou um orçamento lá embaixo), e ficou ó… horrível. Daí sim, só então, o cliente procura qualidade, e no final o barato sai caro.